Praia do Iporanga, onde a cachoeira deságua no mar

Uma das poucas fatias de Mata Atlântica abundante e preservada da Baixada Santista fica a 124 quilômetros de São Paulo, no município de Guarujá. Localizada entre o oceano Atlântico e o canal de Bertioga, no extremo leste da Ilha de Santo Amaro, o local ficou popularmente conhecido como "rabo do dragão", pois o formato da Ilha lembra a figura mitológica e a região seria o rabo da criatura.

 

São aproximadamente 4 mil hectares de terra compostos por áreas de Mata Atlântica, vegetação de restinga, incluindo espécies arbóreas e arbustivas, vegetação de praias, dunas e manguezais. Lá também se esconde a ´praia secreta´ da cidade: Iporanga. 

 

 

 

Dentro de um loteamento de alto padrão estabelecido em uma reserva ambiental, a praia de Iporanga é acessível pela portaria do condomínio homônimo na altura do Km 17,5 da SP-61, conhecida como estrada Guarujá-Bertioga. A rodovia segue o contorno da Serra do Guararu paralelamente ao canal de Bertioga, desde o limite no bairro Perequê até a balsa que liga os dois municípios. 

 

São 700 metros de paisagem paradisíaca, com areia batida e águas claras, ideal para curtir entre amigos e familiares. O maior charme da ´praia secreta´ é o encontro da água doce com o mar. Logo na entrada, uma cachoeira se lança na areia. A observação de pássaros é outro destaque no passeio, mais de 150 espécies de aves já foram registradas na área. 

 

Os seguranças do condomínio estão por todo orla e não é permitido permanecer durante a noite ou acampar. Vendedores ambulantes também são proibidos. A dica é levar um lanchinho para passar o dia. 

 

Visitantes motorizados têm acesso limitado e o controle é por ordem de chegada. Os turistas não precisam pagar taxas para entrar, mas é necessário se identificar e deixar os dados na portaria. O loteamento abriga também as praias de São Pedro, bastante procurada por surfistas, e das Conchas.

 

No verão a disputa aumenta e é preciso chegar cedo pois são apenas 38 vagas de estacionamento para a praia do Iporanga e 70 para São Pedro.

Please reload

Posts Em Destaque